GANACHE RECEITAS E USOS

A ganache é nada mais do que uma mistura de creme de leite com chocolate certo?? Sim e não…Sim, é um mistura e não, não é apenas isto…Explico melhor…A ganache é uma combinação de creme de leite com chocolate na proporção correta e com alguns ajustes que vão depender da sua finalidade, se vai ser usada para rechear o bolo, cobrir cupcakes ou cobrir o bolo para receber a pasta americana. É importante utilizar chocolate de ótima qualidade. Não use chocolate fracionado ou cobertura (que na verdade não são chocolates). Se usar bastante, pode deixar pronta na geladeira por até 1 semana ou no freezer por 1 mês sem perder a qualidade. 
 
COBRIR CUPCAKES – para decorar cupcakes a ganache precisa ter brilho e estar na consistência correta. Para isto é fundamental utilizar o creme de leite fresco, pois o seu alto teor de gordura – aproximadamente 35%, irá garantir o brilho.
 
INGREDIENTES:
 
400 gramas de chocolate ao leite ou meio amargo
200 gramas de creme de leite fresco
40 gramas. de manteiga sem sal
 
obs.: para chocolate branco aumente a quantidade para 500 gramas
 
MODO DE FAZER :
 
Pique o chocolate bem pequeno ou use chocolate em pastilhas,
coloque eu um recipiente de inox.
Leve o creme de leite ao fogo e deixe até começar a ferver.
jogue sobre o chocolate e deixe sem mexer por 5 minutos
misture delicadamente com uma espátula até incorporar tudo muito bem
coloque a manteiga e misture até derreter bem, cuidado para não incorporar ar, pois irá aparecer no cupcake depois cubra com plástico filme ou tampe bem e leve à geladeira por 8 horas no mínimo
antes de utilizar, retire e deixe voltar em temperatura ambiente
 
PREPARAR O BOLO PARA A PASTA AMERICANA  - a ganache é perfeita para você cobrir o bolo antes de decorar com pasta americana. É a cobertura ideal, que vai dar uniformidade, cobrir buracos, alisar, segurar o recheio dentro do bolo e definir as bordas. Nada pior do que um bolo arredondado, quando não é o objetivo…Além disto a ganache combina com qualquer tipo de massa e recheio, sem interferir no sabor do bolo. E você pode cobrir um bolo de chocolate com pasta branca cobrindo com uma camada de ganache branca.
 
INGREDIENTES:
 
1 lata de creme de leite sem soro
400 gramas de chocolate ao leite ou meio amargo ralado ou picado muito pequeno ou pastilhas – se for chocolate branco aumente para 500 gramas
 
MODO DE FAZER:
 
coloque o creme de leite em uma panela pequena e leve ao fogo baixo
assim que começar a formar bolhas na lateral, coloque o chocolate e misture com uma espátula
desligue o fogo e mexa até derreter todo o chocolate, se necessário acenda o fogo novamente por alguns segundos
leve à geladeira por no mínimo 8 horas e deixe em temperatura ambiente antes de utilizar.
 
RECHEAR BOLOS – você pode usar a mesma receita para cobrir o bolo. Uma ótima sugestão é usar uma camada de ganache fina e uma camada de geleia de frutas vermelhas. Também é possível adicionar sabores como limão ou laranja por exemplo. Use raspas de limão na ganache branca ou de laranja na ganache de chocolate meio amargo ou ao leite. Adicione as raspas assim que o chocolate dissolver, mas com a ganache ainda quente, no fim da preparação.
 
Dica Dolce Festa: Associe a Escola de Bolo e aperfeiçoe o seus conhecimentos